sexta-feira, 4 de outubro de 2013


Situação de aprendizagem:

A produção dos alimentos e seus nutrientes
( 7ºano - 4ºBimestre).

Tempo previsto: 6 aulas

Conteúdos:
- Os nutrientes e os alimentos

Competências e Habilidades:
- Ler e interpretar rótulo de alimentos;
- Procurar informações sobre os produtos e seus ingredientes;
- Comparar dados e tirar conclusões,
- Construir uma tabela organizando as informações,
-Buscar informações em textos, 
- Responder perguntas de forma objetiva;
- Estimular opiniões e argumentos;
- Perceber e comparar a data de validade dos alimentos;

Objetivo:
Informar os alunos sobre os cuidados que cada alimento oferece, e mostrar a importância da validade e de sua composição.

Justificativa:
Mostrar ao aluno a importância de um bom alimento conservado e uma boa alimentação.

Estratégia e procedimentos:
- atividade de organização de conhecimento prévios mediante discussão em grande grupo;
- pesquisa e organização de tabelas;
- Elaboração de tabelas sobre a informação dos alimentos,
- experiências realizadas com alimentos, para demonstrar o alimento conservado e o vencido.

Uso de narrativas:
- textos envolvendo alimentos com seu tempo de composição, ingredientes utilizados;
- textos informativos;

Recursos e materiais:
- Embalagens de alimentos;
- Roteiro de atividades em grupo contendo o texto a ser lido e orientações para o trabalho com as embalagens;
- Quadro negro e giz;
- tabelas de alimentos.

Avaliação:
- A todo o momento, durante as experiências,
- Qualidade das manifestações, tanto oral quanto escrita, dos alunos sobre os temas abordados e organização das informações nas tabelas.
- Simulados, testes.

Recuperação:
- Textos informativos para que o aluno possa fazer a interpretação e a leitura sobre o tema abordado.





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